sexta-feira, 6 de junho de 2014

RANGOLIS

Os rangolis são uma das mais antigas e belas manifestações de arte popular da Índia e sua origem remonta à mitologia hindu.A palavra "rangoli" deriva da raiz sânscrita rang e aavalli, que significam cor e filas ou trepadeiras.São originários de uma região da Índia chamada Maharastra.
O Rangoli é a arte de desenhar ou criar padrões para a decoração de paredes ou do piso de casas. Utiliza-se pó branco, finamente moído, para delimitar os padrões (como um contorno), e pós de diversas cores para preencher os espaços internos.
Na Índia, há milhares de anos, as casas são enfeitadas com esses desenhos, que funcionam como complemento às orações pelo bem -estar das famílias e pela proteção da casa contra possíveis desgraças.Também são feitos na entrada das casas como uma saudação aos hóspedes.


O objetivo, ao colorir um rangoli, é decorar o ambiente e espalhar alegria e felicidade. Os visitantes sentem o clima de bem-estar antes mesmo de entrar na casa. A arte de criar um rangoli é praticada principalmente no Dia da Independência e na festa do Diwali.



Os desenhos e os temas dos rangolis são inspirados na natureza: trepadeiras, flores,cisnes, perus, etc; as cores obtidas com tinturas naturais provenientes de cascas de árvores, folhas, anil.


O processo de criação começa com linhas e pontos ou com simples estruturas geométricas, como quadrados e círculos. Assim cria-se uma grade de pontos habilidosamente unidos por linhas no chão, que formam uma trama de retas e curvas cheias de magia. Esses pontos simbolizam os obstáculos que enfrentamos durante a vida. Nos padrões dos rangolis, nenhuma linha deve ser interrompida, senão, o espírito do mal pode entrar.Todos os desenhos e cores de um rangoli tem um objetivo comum: manter o lugar protegido de todo o mal. ( Texto extraído do livro Rangolis Mágicos de Asha Miró, V&R Editoras)                                                                                                                                         
                                  Depois de conhecer os rangolis, me encantei, pela sua história, suas cores e criatividade,vi que a técnica e talento são transmitidos de uma geração à outra, de mães para filhas, de mulher para mulher.
Tentei readaptá-los em pratos, o pó branco feito de arroz, que  seria meu contorno, pintei também de branco com certo relevo para tentar transmitir esses lindos desenhos indianos.





Pratos pintados na técnica de baixo-esmalte inspirados nos rangolis indianos. 




2 comentários: